segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Observatório da imprensa:Redução da maior idade penal





CASO JOÃO HÉLIO -A cadeia não substitui a escola
Por Deonísio da Silva em 19/2/2007




(segue alguns trechos da notícia)


"Onde a presença do Estado é mais sentida no Brasil? Na arrecadação monstruosa e nos péssimos serviços prestados em troca.(...)
Se o Estado não proporciona creche, nem escolas, nem hospitais, para o rico não faz diferença: ele volta a pagar pelos serviços que seus impostos deveriam sustentar, paga duas ou mais vezes pelos serviços negados e segue a vida.
Para o pobre, porém, estas insuficiências são verdadeiras tragédias. Os filhos dos pobres não recebem sequer carinho numa etapa decisiva da formação de suas personalidades porque os pais não têm tempo para atendê-los ou, pior do que isso, compõem uma sinistra dinastia: não dão o que não tiveram e vão passando isso de geração em geração. (...)
(...)Em resumo, de um modo que não pode ser aprofundado num pequeno artigo como este, a sociedade reproduz seus mecanismos de dominação também no ensino, a partir de estratégias básicas, que inclui a inculcação de conceitos que têm o fim de reproduzir a situação vigente.(...)"



O caso João Hélio ficou conhecido em todo Brasil e outros países porque se tratou de uma família de classe média.Certamente que é lamentavel e cruel o que aconteceu com garoto ,que foi arrastado pelas ruas do Rio de Janeiro preso pelo cinto de segurança.Infelizmente ocorrem outras cenas terríves,todos os dias no Brasil,causadas pela violência e muitas vezes por menores de idade.É aí que entra o questionamento:será que a redução da maior idade penal não deve ser realizada?Acho que os garotos(as) de 16 anos,que roubam,traficam e matam também devem ser punidos pela sua irresponsabilidade.Devemos pensar também que existem jovens não só a partir de 16 anos provocando tais crueldades,existem até mesmo crianças de 12 e 13 anos.Esses também devem ser punidos?Lógico!Claro que não da mesma forma que os adultos,porque também acho "que a cadeia não substitui a escola".Porém deveriam ser internados,em espécies de orfanatos(decentes),para receberem educação e serem formados bons seres humanos.



  • Pessoal eu sei que esse assunto é muito polêmico,então quem tiver opinião contrária a minha também pode deixar seu comentário...


bjuss

7 comentários:

Axé Uberaba disse...

Oiee, muito boa escolha esse assunto seu!
è polemico, mas tem que ser discutido!
eu acho um absurdo esses menores cometerem crimes e não serem presos na cadeia!!
Depois viste o meu!
bjuss

Anônimo disse...

Oi Flaviane!
Também acho que esses jovens tem consiência de seus atos e devem ser punidos,apesar_e aih toca-se em um ponto importante_de a cadeia não substituir a escola.Além disso mesmo que esses jovens não tenham consciência do tamanho do estrago que cometem são usados por traficantes,entre outras pessoas, justamente por que não podem receber punição.Então nem os traficantes nem os jovens são punidosa e continua tudo na mesma.Mas aí surge outro problema a condição das cadeias e até de instituições para menores.Muitas vezes os presos saem piores do que entraram e isso também nas instituições,como podemos ver no filme Ônibus 174.Resumindo,acho que não basta punir tem que se saber punir.Como?Melhorando as condições dos presos para se melhorar a qualidade de vida da sociedade.

Beijos!!

Axé Uberaba disse...

Oiee, isso mesmo, é o formato da arvore, e toda a paisagem...repare direitim pra vc ver, hehehe
bjuss

Mônica.Salmazo disse...

Nossa, é muito c

Mônica.Salmazo disse...

Nossa, é muito complicado ter que lidar com uma realidade tão cruel quanto a que estamos vivendo. Um grande choque é o que sentimos quando vemos que temos que determinar uma redução da maior idade penal por conta de adolescentes e crianças que não receberam uma boa educação e agora estão criando conflitos e assassinatos por todo o país. Realmente muito trsite isso.

mariafernandarp.blogspot.com disse...

oi,Flavinha!!
Seu blog está cada vez melhor, esse asunto que você escolheu para fazer o observatório é fantástico bem dentro da realidade.
Bjim

Luana Cunha disse...

assunto a ser discutido esse...e que chama bastante atenção..algo a ser pensado..afinal os menores sabem sim oq estão fazendo e também precisam ser punidos pelos seus atos...